Baleia encalha e morre na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba

Escrito por Ronaldo em . Postado em Notícias

Foto: Projeto BiomadeFoto: Projeto BiomadeNa manhã desta segunda-feira (09) a equipe do projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, atendeu a uma ocorrência de um mamífero marinho conhecido popularmente como Baleia Cachalote (Physeter macrocephalus). Trata-se do encalhe de um juvenil com 6,5 m de comprimento, encontrado morto na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba - PI. A baleia Cachalote foi encontrada encalhada pelos moradores da praia da Pedra do Sal. Animal foi achado por volta das 8h e já estava morto.

De acordo com a bióloga do projeto Biomade, Werlane Magalhães, é comum essa espécie de baleia no litoral do Piauí. "A Cachalote é um dos representantes da nossa fauna da região do Delta e este é o segundo registro de encalhe na região, o primeiro foi no início do ano", explicou a bióloga.

O animal era de idade juvenil e tinha aproximadamente seis metros e meio. Após a retirada das medidas biométricas, a baleia foi levada de trator até um local afastado da linha da praia onde foi enterrada. Segundo a bióloga, daqui há oito meses, o material poderá ser utilizado em pesquisas futuras.

Foto: Projeto BiomadeFoto: Projeto Biomade

A baleia cachalote adulta pode atingir até 18 metros e pesar 14 toneladas e por ser um animal "cosmopolita", como define a bióloga, pode ser encontrado tanto em áreas de grande profundidade, como em áreas mais rasas.

A cachalote é um animal de grande porte que pode atingir 15 ou 18 metros de comprimento quando adulto. Esta espécie é facilmente reconhecida pelo formato da cabeça retangular que corresponde cerca de 30% do comprimento do corpo do animal.

Ao chegar no local da ocorrência, a equipe iniciou os procedimentos biométricos necessários, coletando amostras e repassando maiores informações sobre essa espécie em particular, para interessados e curiosos que estavam presentes no local.

Foto: Projeto BiomadeFoto: Projeto Biomade

Solicitando apoio logístico e maquinário da Cortez Engenharia, a equipe conseguiu remover e enterrar o animal, evitando a decomposição a céu aberto, situação que poderia trazer problemas de saúde para a comunidade e turistas daquele local.

"Infelizmente este é o segundo encalhe com animais desta espécie neste ano na área do Delta do Parnaíba, o primeiro aconteceu em Paulino Neves – MA e tratava-se de um animal adulto" afirmou Mario Neto coordenador do Projeto Biomade.

Foto: Projeto BiomadeFoto: Projeto Biomade

O encalhe de animais ocorre principalmente quando estão doentes, com infecções, podem estar intoxicados, desorientados ou até mesmo fugindo de predadores.

A cachalote pode ser encontrada nos oceanos, principalmente em regiões oceânicas com grandes profundidades, porém em certos locais onde a quebra da plataforma é muito próxima do continente, são avistadas próximas da região costeira.

Com informações do Cidadeverde.com e Proparnaiba.com

 

Deixe seu comentário aqui

Mensagens de caráter pessoal serão liberadas ou não a critério deste site. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, ou violem direitos de terceiros. Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. A POUSADA PINHAIS DA ALEGRIA poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso, ou que estejam fora do tema da matéria comentada. Avisamos que o número IP dos autores é gravado.


Código de segurança
Atualizar

O TEMPO LHE AGRADA?

Atalaia é assim, um paraíso tropical, banhado pela luz dourada de um sol constante como em poucos lugares no mundo. O calor, acompanhado de brisas permanentes, faz de Atalaia um local mais que perfeito para quem quer ter o sol como companheiro dos seus dias de viagem. Ele é parte integrante da paisagem, reinando todos os dias do ano. Quem vem não precisa escolher a melhor estação do ano para encontrar o sol. Ele está sempre presente, dourado, deslumbrante!

Bem-vindo!

Internauta, você está no site da POUSADA PINHAIS DA ALEGRIA. Convidamos você a fazer uma viagem ao Litoral do Piauí. Veja o que a nossa pousada tem a lhe oferecer! Conheça agora !